sexta-feira, 28 de março de 2014

COMO A ROTINA PODE DESTRUIR SEU CÉREBRO!


  

Poucas vezes vi tantas pessoas em minha vida sedentas por tornar suas vidas mais ativas e produtivas. Existe certamente uma correlação entre rotina e insatisfação, como se as pessoas criassem uma rotina para se sentir seguras e depois descobrissem que esta rotina as aprisionou. A rotina tirou delas o maior bem de que um ser humano dispõem: A coragem de arriscar. Isso é muito sério, e eu explico porque: Recentemente tomei contato com um livro fantástico. Ele se chamava: "Os 5 maiores arrependimentos das pessoas antes de morrer. Escrito por uma enfermeira que durante anos cuidou de pessoas idosas a beira da morte, o livro coloca no topo da lista o arrependimento de não terem arriscado mais e terem desgraçadamente vivido mais a vida que as pessoas queriam delas e não a que elas queriam. 

As pressões sociais para que as pessoas tratem de ganhar dinheiro, faz com que elas arrisquem cada vez menos ao longo da vida e o pior: Criem uma rotina e se limitem a apenas repetir esta rotina.  Esta é uma tendencia tão forte que vi ao longo de minha vida várias pessoas que por exemplo ficavam décadas sem fazer uma boa viagem. Pessoas que viviam circunscritas a sua cidade. 

Em matéria de preservação da inteligencia e da saúde mental todos sabem que o cérebro humano precisa de desafios. Pouca gente no entanto explica com exatidão o que são estes desafios. Isto porque a ideia de desafio na cabeça da maioria tem a ver com saltar de paraquedas ou algo assim. Na verdade isso varia de pessoa para pessoa. Para a maioria dos que caíram na cilada da rotina ter a coragem de fazer uma viagem para um local a 500 kms de distancia de suas casas já é um grande desafio!

A palavra é estímulo. O cérebro humano só cresce se for estimulado! Estímulo significa expor seu cérebro a situações imprevistas. Se você observar bem contudo, vai ver que temos a tendencia de buscar segurança mesmo quando isso não é necessário. As malas lotadas de objetos para uma mísera viagem de 3 ou 4 dias, são um exemplo disso. Temos a impressão de que vamos precisar daquilo tudo mesmo no fundo sabendo que isso é um exagero. Voltamos pra casa e ai descobrimos que uma boa parte daquelas coisas indispensáveis sequer chegaram a serem usadas.


Professor Cláudio Max


1 comentário:

Larysa disse...

Saudações a todos neste fórum do blog, quero contar tudo sobre um avanço financeiro que o Sr. Pedro me ofereceu para passar quando estava morrendo de fome com meus negócios e família durante a pandemia CoVid19. Eu me deparei com o Sr. Pedro no Blog Spot por alguém o recomenda para quem procura empréstimo que fiquei tão empolgado e fiquei motivado para estar nessa posição de liberdade financeira, pois minha família estava morrendo de fome, entrei em contato com o Sr. Pedro no que é o aplicativo que eu disse Ele, minha história de vida sobre a situação financeira, ele me envia um formulário de inscrição para preencher meus detalhes que eu fiz depois que ele me envia contrato de empréstimo, então eu o encaminhei ao meu advogado para dar uma olhada e me aconselhar sobre como fazer isso depois depois Assinei o contrato de empréstimo após o fato de meu empréstimo ter sido aprovado algumas horas atrás, entre em contato comigo para transferir fundos e as cobranças que eu preciso limpar no balcão do banco, limpei as acusações que recebi meu empréstimo no dia seguinte que limpei as cobranças do banco, então Foi muito bom trabalhar com o Sr. Pedro e agradeço a grande parte da ajuda que ele me deu que realmente ajudam minha família a partir da fome. Entre em contato com o Sr. Pedro por e-mail: pedroloanss@gmail.com porque ele está sempre ocupado, mas eles também têm algum outro colega de equipe profissional trabalhando com ele, mas eu recomendo o Sr. Pedro para quem procura ajuda financeira.