terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Do Bate ao Papo Ao facebook: O que mudou no namoro virtual?



Eu venho acompanhando a evolução da internet desde que ela surgiu no Brasil, isso em 1995. já se vão desde então quase 20 anos, e de lá pra cá inevitavelmente acabei acompanhando também a forma como ela evoluiu no que se refere as relações entre as pessoas. A forma de conhecer pessoas pela Internet vem mudando a medida que a rede evolui, e é disso que quero falar neste texto.

No começo era tudo muito rudimentar, simples ao extremo, o pouco que tínhamos eram programas de bate papo lentos e limitados em sala sala de chat ( bate papo em inglês ), e por isso exatamente as pessoas tinham uma certa ansiedade de sair daquele ambiente e partir para o se conhecer de fato, o olho no olho, o cara a cara. 

Uma segunda geração de programas para comunicação entre pessoas surgiu com a popularização dos sites de namoro (em que se tinha de pagar bem menos que hoje...), junto dos mensageiros instantâneos como o falecido MSN hoje substituido pelo Skype. A vantagem agora é que as pessoas podiam para um ambiente onde era possível  conversar a sós com qualidade, variedade de recursos, mandar e receber fotos, e pasmem: Usar uma webcam! (rs). 

Esta face durou muito, até o advento das redes sociais, tudo começou a alguns anos atrás com o ORKUT (primeira rede social de grande porte no Brasil), que vinha da índia mas que tinha em segundo lugar entre seus maiores usuários adivinhem: Nós Brasileiros. A Internet se caracteriza pela rapidez com que avança e evolui e não menos rapidamente observamos o despontar do Facebook, que com a idéia de compartilhar e curtir conseguiu fazer pelo menos 99% dos usuários do agora quase finado Orkut migrarem de mala e cuia para ele. 

O Tinha e tem até hoje uma peculiaridade que acabou matando o MSN e outros programas de troca de mensagens instantâneas: Podia fazer as mesmas coisas que ele. No Facebook as pessoas podem não só colocar suas fotos e compartilhar pensamentos e emoções como também conversar diretamente, usar Webcam e trocar arquivos. Isso fez as pessoas se conhecerem nos sites de namoro trocarem Facebooks em lugar em ir conversar nos programas de bate papo do tipo MSN, e previsivelmente ai morreram estes programas. 

Em matéria de namoro a última novidade na Internet estão sendo os sites de namoro gratuitos. O POF é o maior deles, e mais que isso é o maior de todos os sites de namoro (pagos ou não) e por uma razão simples: Tem quase todos os recursos dos sites pagos e é praticamente grátis. A barreira da comunicação entre as pessoas na dependência de se pagar, acabou. O grosso do faturamento do POF vem das propagandas dentro do próprio site. 

 Um fato porem vem chamando minha atenção: Lá no começo nós entravamos na internet pra achar pessoas e depois conhece-las.  Hoje estranhamente existe a sensação de que a comodidade e o conforto de um Facebook com tantas distrações, faz com que as pessoas fiquem e não saim do virtual. Parece ser mais difícil materializar as relações, transforma-las em realidade. Será?

Sem comentários: