sábado, 11 de janeiro de 2014

Como desenvolver a Autoestima através de uma personalidade Ativa

   
     
       Parece existir uma busca suprema por autoestima. Mais e mais vejo pessoas em busca de como melhorar sua autoestima e como se tornar uma pessoa mais segura. Eu venho defendendo a alguns anos uma teoria (Já não mais tão teórica) de que todas as personalidades poderiam ser reduzidas a 2 classificações muito simples a partir de onde todas as outras derivam:

- Personalidade Ativa.
- Personalidade Passiva.


               De cada 10 pessoas certamente 9 tem uma personalidade passiva. A décima possui uma personalidade ativa. As pessoas de personalidade passiva essencialmente são aquelas que demoram a tomar decisões e acreditam não deter o controle de suas próprias vidas. Estas em geral pagam um preço muito alto porque são governadas pela vontade dos que tem uma personalidade ativa. Independente de concepções econômicas ou achismos tecnocráticos é fato de que as pessoas que agem com mais rapidez e segurança atingem melhores resultados são mais bem sucedidas e vão mais longe. 
         
              A grande maioria no entanto por razões diversas prefere se refugiar  detrás de uma personalidade passiva ficando a espera sempre de algo ou alguém que resolva seus problemas. O problema básico desta forma de interagir com o mundo é que abrimos mão de sermos construtores de nossa vida e escolhemos ser sofredores no tocante ao que acontece em nossas vidas. E cada golpe que levamos reforça a nossa crença de que não temos o controle de nada. Não é de se surpreender que quase todas estas pessoas terminem procurando algum tipo de tratamento para sua depressão ou falta de autoestima (2 fenômenos muito ligados por sinal. Jamais vi um depressivo sem problemas de autoestima ou alguém que tivesse pouca autoestima que não sofresse de alguma depressão.) 

            Perguntam-me com frequência: E como suplantar isso?

            Eu vou a seguir apresentar algumas diretrizes:

a ) Reconheça que sua vida é governada por hábitos e costumes. Infelizmente muita gente nem se dá conta desta realidade. Repete rotinas corriqueiramente sem notar que ela é governada por hábitos e seus hábitos definem como elas são. Em geral se pensa que devido ao que somos nos tornamos o que tornamos. No fundo hoje se observa que somos muito mais resultado do que fazemos. Isso na prática quer dizer que se você decide mudar um hábito simples dentro da sua rotina esta pequena mudança vai ter impacto sobre todo o restante.

b ) Comece a ser mais ativo mudando algo simples: Quase sempre quem decide mudar sua vida começa achando que precisa mudar algo grande. Ela tem 30 quilos acima do peso e imagina que precisa perder tudo isso logo ou ele fuma a 20 anos e decide que semana que vem vai amanhecer ex fumante. O erro de todos este raciocínios é acreditar que um mal hábito construído e fortalecido apos décadas de repetição vai sumir num estalar de dedos. Não é assim. Mais que isso: Ela precisa imaginar que deve perder de 5 em 5 quilos os 30 indesejados e num espaço de tempo elástico. E ele como fumante deve reduzir pouco a pouco o número de cigarros fumados em lugar de largar todos da noite pro dia. 

c ) Aja muito e se cobre pouco: Se você vai começar a mudar seu temperamento e comportamento tenha em mente que você está fazendo algo que é trabalhoso. Se você pretende se cobrar resultados logo no inicio esqueça. A tendencia é que a grande expectativa mate a vontade de mudar e você morra na praia. Uma palavra sobre expectativa: Toda ansiedade do mundo é fruto de expectativa. Ou seja você espera muito de algo e começa a sofrer de antemão. A atitude para alguém que vai fazer algo novo deve ser sempre a de:  da Estou aqui pra aprender e testar o que vai acontecer. Se der errado é sinal apenas de que sua atitude precisa ser mudada e se der certo é sinal que você acertou na mosca... MAS EM TODO CASO A ÚNICA ATITUDE ERRADA É NÃO FAZER NADA.

               É evidente que estas diretrizes poderiam se estender em muitas outras... porem aqui não é o caso. O resumo perfeito para este texto é: Entre no jogo da vida e participe. Faça algo mas tenha em mente que deve começar fazendo algo simples e prático. Não tente algo maior do que você... pelo contrário: Comece com coisas simples e logo a somatória destas coisas simples vai se tornar algo grande... e mais que isso: Logo você deixará de ser passivo e será cada vez mais ativo tornando-se capaz de também fazer coisas grandes!

Um abraço:

Prof. Claudio Maximus
Precisa conversar diretamente comigo? Skpe: escolamaximus

PARA AJUDAR A MANTER ESTE BLOG VIVO AJUDANDO OUTRAS PESSOAS BASTA CLICAR NOS ANUNCIOS AO LADO E INDICA-LO A OUTRAS PESSOAS! OBRIGADO.

Sem comentários: