quarta-feira, 26 de agosto de 2009

AS MULHERES CRIAM OS HOMENS...



Eu frequentemente ouço reclamações de mulheres que não entendem por que os homens tem certos comportamentos indesejaveis (e indesejados!). Pra entender o comportamento humano é preciso primeiro, entender como o comportamento de cada um de nós é criado. Embora a ciencia moderna diga que uma parte dele seja decorrente da carga genética que todos nós carregamos, o fato é que boa parte do comportamento masculino ( e do feminino também! rsrs ) é criado e desenvolvido no ambiente em que crescemos como resultado das influencias que sofremos.

O machismo, que ainda influencia e carasteriza a conduta de muitos homens, é uma criação obviamente masculina mas retroalimentado e sustentado, pasmem: pela conduta feminina! Eu sempre achei que as mulheres ajudam a manter o machismo e contribuem para que ele exista e seja passado de geração em geração. Os antigos já diziam que somos os comportamentos que repetimos, e que quantos mais repetimos um comportmentos mais ele se torna firme dentro de nós mesmos. No que se refere ao machismo não é diferente, e vou provar abaixo como muitas mulheres ( especialmente em regiões mais primiticas...) colaboram inconascientemente para isso:
a - A cultura do cavalheiro: No passado se atribuia ao homens a obrigação de ser gentil, agradável e a capacidade de cortejar a fêmea atráves de presentes e cortesias, como forma de conquista-la. Esta atitudes estavam vinculadas a a habilididade de conquistar uma mulher, de um modo tão forte quanto a gorjeta de 10% que obrigatoriamente deixamos aos garçons nos resturantes. Nos dias de hoje isso mudou, e muitas mulheres ( especialmente as mais independentes) não desejam o cavalheirismo, como simbolo de uma epoca em que era preciso mais posses que argumentos para chegar ao coração feminino. Contudo Muitas mulheres ( como disse em areas mais pobres material ou moralmente ) ainda identificam o homem cavalheiro como o "pagador" de contas... o provedor de vantagens materiais. O problema básico disso é que quem dá cobra a conta depois, e no caso da relação masculino/feminino esta conta é cobrada na forma de submissão, obediencia, fidelidade total, e nos casos mais graves agressões e sangue. Aceitar o suposto "cavalheirismo" quando na verdade se sabe que o homem deseja "outra coisa" com ele é vender sua liberdade e ao mesmo tempo estimular o machismo de achar que toda mulher tem um preço...


b - A iniciativa é obrigação dos homens: Ao longo da historia da mundo sempre foi assim. A relação afetiva começa pela iniciativa do macho de ir de encontro a fêmea. O tempo graças a deus passou e hoje com mulheres em pé de igualdade com os homens, não ir a luta atrás do parceiro ideal é no minimo comodismo... escolher entre as opções colocadas é um ato passivo, não ter vergonha de definir o que se quer e buscar o melhor pra si é a atitude inteligente que muitas mulheres estão corajosamente aceitando. A vida funciona assim! escolhemos o melhor restaurante, as melhores roupas, o melhor local pra morar e até nossos amigos ( por semelhança e identificação!) porque com o homem que pode passar o resto dos dias ao seu lado não seria?! As vezes por trás do homem timido e não do cafajeste simpatico, mora o ser humano compreensivo que vai ficar ao seu lado nos momentos dificeis em lugar apenas das noites fáceis!

c - Isso é coisa de homem: Parece absurdo, mas algumas coisas na cabeça de algumas mulheres continuam sendo tarefa exclusivamente masculina, não vou declinar exemplos ( este não é o meu objetivo... ) Mas em sintese prego que você mulher deve arriscar possibilidades. Não vista o papel feminino ensinado pela sociedade como o seu, você é a unica que vive 24 horas por dia sua vida!
Eu poderia citar diversos outros exemplos de pequenas atitudes nas mulheres que estimulam machismo e o ajudam a se manter. Tomar consciencia disso assumindo uma conduta de parceira de companheira, mais ativa que apenas contemplativa ( na relação... ) é o caminho para mudar isso... O comportamento dos homem é influenciado e mantido pela conivencia e vista grossa por exemplo de muitas mulheres em relação a certos erros (infidelidade, vicios, alcolismo... ). Ter coragem para tomar uma atitude e mudar isso é uma obrigação de quem reinvindica mais qualidade na relação.... Afinal nós somos parte das soluções que cobramos!

Um grande abraço do seu amigo:

Claudio M. Silva

PARA AJUDAR A MANTER ESTE BLOG VIVO AJUDANDO OUTRAS PESSOAS BASTA CLICAR NOS ANUNCIOS AO LADO E INDICA-LO A OUTRAS PESSOAS! OBRIGADO.

1 comentário:

Anónimo disse...

rsrsrsrs depois de ler tudo isso, tive certeza que sou machista!