
Uma pergunta que me fazem de vez em quando é: Sites de namoro funcionam mesmo? A pergunta em si é relevante na medida que mais e mais pessoas estão entrando para estes sites e buscando sua outra metade atráves deles. Em principio parece ser uma boa ideia, mas alguns cuidados precisam ser tomados e levados em conta antes de apostas todas as fichas em um deles:
A - Site algum faz milagres: Como sempre digo, o milagre não é feito pelo site, mas pela disposição e atitude das pessoas. Eu estudo psicologia por curosidade e nela aprendemos que nossa atitude em relação avida constroi os resultados que teremos. Se você é uma pessoa agressiva e rancorosa, pode apostar que é isto que vai enxergar nas pessoas que encontrar. Na verdade seu comportamento vai contaminar o dos outros e criar uma disposição para o insucesso. Não espere que o site faça milagres porque ele não faz. Um site de namoro é apenas um balcão de opções, uma vitrine que otimiza e facilita o contato entre as pessoas. O resto quem faz é você! Estar disposto a conhecer pessoas é o passo seguinte, e só criar o perfil sem se esforçar para ir além disso dará o que acontece na vida prática: As piores opções para os menos esforçados.
B - Não existem pessoas perfeitas: Uma dos maiores erros das pessoas que buscam, uma companhia nos dias de hoje é querer escolher um companheiro(a) como se escolhe um produto numa prateleira de supermercado... ou numa vitrine de loja. Visamos apenas qualidades e esquecemos que seres humanos mudam (para pior e melhor), não é a toa que uma das maiores qualidades dos casais de sucesso é a paciencia. Sem isso o primeiro erro vai ser motivo para matar o amor na raiz. Eu costumo dizer que não saber lidar com os erros dos outros é como ter um filho e desejar que ele seja perfeito para não ter o trabalho de educa-lo... isso não é real e conviver com alguem também não comporta esta possibilidade. Isso não quer dizer logicamente que tenhamos que aturar o lado ruim de cada pessoa, Nossa atitude deve ser de trabalhar para o aprimoramento de nossa contraparte na relação. Em geral pessoas acomodadas, são intolerantes a problemas e diferenças e poem tudo a perder fugindo de problemas e descartando pessoas. Não cometa este erro na relação, e nem no site de relacionamentos.
C - Procure semelhança: É fato que as pessoas crescem com a ideia na menta de que os contrarios se atraem. E para a ciencia física isso pode até ser verdade. Contudo na prática, no médio e longo prazo nada pode sustentar uma relação senão o prazer de estar juntos que é confirmado atráves das semelhanças entre o casal, que tem prazer em conversar, troca ideias, intimidades, fazer planos e olhar na mesma direção em relação ao futuro. Eu ja falei num outro texto da importancia de ter metas maiores a dois juntos, Quero reforçar este fato agora: Se busca alguem num site de namoro procure alguem que se pareça com voce, porque ao depois só a semelhança resistirá...
D - Desconfie de pessoas perfeitas: Esta dica vem como consequencia imediata da anterior: Da mesma forma que você deve aprender a ter paciencia com os defeitos da pessoa ama, deve também tomar cuidado com gente perfeita demais... Minha experiencia pessoal mostra que não existem pessoas perfeitas, apenas pessoas que escondem defeitos. Gente com pouca autoestima que não sabe lidar com as pressões da vida e veste a carapuça da perfeição para ser admirado. Numa relação a dois não peça o que você não pode dar, não espere perfeição sendo imperfeito, Não acredite em perfeição vinda de gente tão humana quanto você!
Estas dicas são simples mas de cara eliminam 90% das pessoas que não vão corresponder as suas expectativas (embora ter expectativas também seja um erro! rs). Nós seres humanos sofremos muito mais por esperar demais e trabalhar de menos do que por aceitar com sabedoria o que a vida nos oferece. Minha dica maior e final é: Trabalhe, lute, participe e colha resultados! Não espere nada antes da colheita para que de colheira ela não mude de nome e vire frustração!
Um grande abraço e bom namoro!
Claudio M. Silva
Sem comentários:
Enviar um comentário