Um tópico que gosto de abordar com frequencia é o da responsabilidade por nossa própria felicidade. Vejo diariamente várias pessoas cometendo um erro básico que é o de apoiar a sua felicidade e satisfação com a vida, na presença de pessoas ou existencia de coisas. A felicidade é um processo interno, e depende basicamente de como nos sentimos e vivemos, contudo num mundo onde por força de interesses maiores do que nós mesmos, se vende a ideia de que pra ser feliz é preciso ter algo, ou alguem de uma certa maneira isso passa a ser um objetivo quase impossivel de ser alcançado por sempre estamos buscando algo material, ou sempre estamos enxergando no outro algo ainda em falta.
No que se refere a felicidade afetiva é comum tentarmos mudar a pessoa com quem nós estamos a fim de deixa-la da forma que consideramos "ideal". Este comportamento leva a frustração frequente porque as pessoas são universos complexos, cada pessoa tem sua propria forma de falar, pensar, estar e todo um conjunto de experiencias que a caracteriza, podemos influenciar para melhor ou pior alguem, mas no que se refere a relação a dois, tentar transformar alguem definitamente não funciona... se estamos com alguem fraco acabamos moldando um fantoche para estar ao nosso lado, sem personalidade, sem atitude que somente repete o que nos interessa, Se esta pessoa tem personalide demais e é geniosa, ela acaba entrando em conflito constante conosco, o que termina deteriorando o relacionamento no médio e longo prazo, por final se estamos com alguem equilibrado e ponderador, esta pessoa cede em algumas coisas e não em outras, o que nem nos satisfaz por completo nem nos faz achar que ela é o que desejamos de fato... O erro aqui fundamental está na expectativa!
Na vida nossa meta fundamental é crescer, se desenvolver, torna-se maior e melhor. Quando alguem dedica seu tempo a querer fazer do outro um espelho de si próprio, isso apenas reflete a sua própria fraqueza, este é um sintoma típico da incapacidade de gostar de si proprio. Quem esta bem consigo, não força... lidera! e liderar quer dizer mostrar o caminho, e não tentar colocar as pessoas que amamos nele! Por esta razão é que tantos pais não obtem sucesso na educação de seus filhos... Ao discutir brigar e tentar impor seus pontos de vista, acabam criando inimigos dentro de casa em lugar de reforçar a amizade com seus filhos. Os pais que obtem maior sucesso na educação dos filhos são os que dialogam sim, mas principalmente os que dialogam e tem um plano de ação e que dão coisas práticas e concretas para este filho seguir.
Este mesmo principio vale para as relações a dois. Como já exteriorizei antes em outros textos, dar a relação um sentido maior é mais importante do que dizer ao outro como gostariamos que ele fosse... em geral cobramos do outro o que nem ainda conseguimos ser... (rsrs), Criar portanto nossa felicidade quer dizer não projetar no outro a existencia dela... Quer ser feliz dê primeiro a si próprio suas próprias tarefas, seu próprio caminho a seguir e acima de tudo procure segui-lo da forma mais competente possível, fazendo assim, as pessoas de fora vão admira-lo e naturalmente segui-lo! Acredite!
Um grande abraço:
Claudio M. Silva
1 comentário:
Nos tornaremos pessoas melhores, satisfeitas e "felizes" quando aprendermos a amar incondicionalmente que é aceitar o outro como ele é e nao tentar moldá-lo como voce citou.
Enviar um comentário