quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Mude sua vida e seja uma pessoa ativa com a regra dos 5!



               Hoje vou falar de um assunto muito interessante. Na verdade de um tática bem simples para tornar-se uma pessoa mais ativa. Tenho tocado neste assunto com insistência porque não são poucas as mensagens de pessoas que lamentam estarem vivendo abaixo das suas possibilidades. Pessoas que sonharam muito e esperaram realizar bastante mas não conseguem simplesmente dar o start necessário para isso. 

                Todas as pessoas são capazes de modificar suas vidas e serem melhores do que são; E um instrumento muito útil para chegar a isso é a chamada regra dos 5 a qual fui apresentado ao ouvir uma palestra tirada exatamente da Internet. 

                Porem em que consiste a regra dos 5 você deve estar se perguntando. É simples: A mente humana só comporta 5 elementos de cada vez. Não importa o que você esteja fazendo mas sempre que possível for concentre sua atenção no sentido de chegar a uma LISTA DE 5 ITENS.

               Por exemplo: A famosa lista de tarefas a serem realizadas diariamente. É fato que muita gente escolhe colocar nela TUDO que acha ser preciso fazer... Alias já vi especialistas sobre organização dizendo que se pode colocar quantas tarefas se julgar preciso na lista mas deve-se priorizar as coisas mais importantes em seguida as medianamente importantes e por ultimo as que podem ser deixadas para amanhã. 

               Na prática o que parece acontecer na maioria das vezes é: As pessoas resolvem um punhado de coisas sem conseguir levar em conta esta sugestão de fazer prioridade. E por uma razão muito simples: A rapidez e imediatismo do dia a dia não deixa! A lista é previsível mas o nosso cotidiano  não é! (rs) e ai começa o desastre existencial: No final do dia ao fazer o balanço geral do que "deveríamos" ter feito chegamos a conclusão de que fizemos não o que quisemos mas o que a pressa nos deixou fazer... 

              A regra dos 5 vem para por ordem nesta bagunça. E parte de uma premissa muito simples: 5 é o meio da escala numérica (de 0 a 10) ou seja não é o pouco que não empolga nem o muito que frustra por não ser completamente cumprido. 5 também é uma meta plausível. Ou seja: Dá pra realizar. Vejamos assim sendo; uma simulação de como você poderia aplicar a regra do 5 em sua vida:

- NA LISTA DE TAREFAS DIÁRIAS: Elabore naturalmente o que precisa fazer. Escreva quantas tarefas quiser. No final escolha as 5 tarefas mais importantes e passe a limpo noutra lista. Guarde para amanhã a lista antiga. E o mais importante: Tente realizar esta lista de 5 tarefas porque é esta a sua verdadeira lista realizável!

             Veja como o príncipio dos 5 pode ser aplicado a muitas outras coisas em sua vida. Eu diria que a quase tudo! Metas para o mês... Aplique a regras dos 5! Chegou em um local a turismo e não sabe pra onde ir... Escolha os 5 locais mais interessantes! Precisa escolher um restaurante pra ir no final de semana e existem dezenas da cidade... Escolha os 5 melhores e destes tire 1 para onde vai! e assim por diante.

               A regra dos 5 é interessante porque é eficaz. Ela funciona! depura os excessos e confronta você com aquilo que realmente interessa! É óbvio que você pode até achar algo que não possa se aplicar a regra dos 5 (paciência! rs)... Porem o fato é que o principio da simplificação tendo como diferencial e elemento balizador o 5 sempre pode ser levado em conta! E o melhor é que faz  fechar a conta das coisas que você precisa fazer para ser mais produtivo!

TEM UM PROBLEMA OU DÚVIDA? QUER FALAR COMIGO? SERÁ UM APRENDER AJUDA-LO NA MEDIDA DO POSSÍVEL: claudiomaximusbc@gmail.com


1 comentário:

Unknown disse...

Grata por compartilhar, vou praticar!