segunda-feira, 24 de agosto de 2009

COMO IDENTIFICAR UM HOMEM PROBLEMÁTICO E SEM AUTOESTIMA?!

a
Pessoas sem autoestima em geral são problemáticas. Ou seja: Tornam-se motivo muito mais de dissabores que de felicidades para aquelas que convivem com elas. Por esta razão ( e muitas outras!) é interessante saber detectar rapidamente os sintomas típicos daqueles que por falta de autoestima não são o modelo mais adequado de companheiro (ou companheira) para se ter ao lado. Antes de mostrar as caracteristicas que sintomaticamente nos ajudam a identificar e evitar estas pessoas, vou descrever as razões porque o convivio com elas em geral é complicado e díficil.

A falta de autoestima é uma chaga do nosso século... e que deixa muias cicatrizes em diversas pessoas lá fora com quem convivemos. Digo diversas porque ao meu ver 80% delas sofre de graus menores ou maiores de falta de autoestima e não sabem. As origens da falta de auto estima, que é por definição o julgamentto que fazemos de nós mesmos e o valor que consequentemente atribuimos a si próprios, são bem claras: Quando convivemos com pessoas sem auto estima, ou que não nos tratam com respeito e amor, é certo que isso vai se integrar a nossa personalidade, criando a ideia de que também não merecemos amor e não temos valor. Uma criança que não é amada por seus pais, ou tratada de forma ausente (e impaciente) tende a se ver como desmereceçora de amor e valor, e ai se torna mais uma cidadão/cidadã sem auto estima. 2 formas de manifestação desta autoestima se seguem: Ou ela se manifesta de forma agressiva ou de forma passiva/submissa. Ou você terá um menino/menino reagindo de forma agressiva e explodindo a toda hora, sem aceitar contrariedades, por achar que corre o risco de não ter seus desejos satisfeitos, ou terá um garoto/garota que nem sequer arrisca o que quer, por achar que já perdeu por antecedencia o que pleiteia! O jovem que é amado e valorizado e desenvolve a autoestima, em geral opta por pedir com calma e firmeza, e ver a rejeição não como um problema dela (nela!) mas como um fato normal, uma opção possível (na vida!).
Agora veja: se você repete um comportamento por anos você o reforça, no caso da falta de autoestima isso também é verdade. Portanto não são poucos os homens, prezada amiga que manifestam falta de autoestima de várias formas sem notar e machucando seriamente outras mulheres e outras vidas (as dos filhos por exemplo). Logicamente procurar apóiar e amar a pessoa que sofre destes comportamentos seria em tese a atitude mais "solidária", contudo da sua parte a mais "solitária" , porque no calor do dia a dia da vida, isso nem sempre não é possivel... e reduzir o risco de aborrecimentos identificando (logo!) escolhendo a pessoa mais bem resolvida possível, é indispensável! Eis aqui alguns sintomas típicos do homem portador da sindrome da falta de autoestima:


* Impaciencia: Toda pessoa que não tem autoestima pode manifestar este traço de comportamento atráves da impaciencia. Ela é no fundo fraca e não se acha capaz de pelo argumento conseguir o que deseja, a consequencia é tentar antecipar o resultado do "jogo" atráves do golpe baixo da agressividade (em geral verbal depois até física!) e da intimidação. Se ele é sistematicamente e frequentemente assim... fique atenta e desconfie!

* Desinteresse: O Portador de falta de autoestima, em sua forma mais agressiva, também se mostra desinteressado pela parceira. Ele que já foi vitima do desinteresse de terceiros na infancia e adolescencia, tenta inconscientemente devolver (e descontar!) o desinteresse que sofreu. Está dando o que recebeu, e no "jogo" do amor, quem não foi amado dificilmente é capaz de amar, Se ele com frequencia teima em não prestar atenção no que você faz (de bom e importante), pode ter certeza de que pra ele isso realmente não é importante... Tolere até um certo ponto, mas a partir de outro, tome uma atitude, afinal o seu valor existe independentemente de ser enxergado ou não mas nem por isso mereçe ser ignorado ou subreconhecido!

* Estar sempre certo: Quantas pessoas lá fora não se comportam como se estivessem sempre certas? Estes talvez sejam os piores... (Para convivio), porque tornam a vida do outro um inferno, batem na autoestima dele, e ainda o arrastam para precipios e erros! Quem acha que está sempre certo quase sempre sofre de falta de autoestima... e faz também o outro ao seu lado sofrer... Quero salientar que relação ou pessoa nenhuma vale o convivio com alguem com defeitos de personalidade graves ( como este por exemplo!), digo isso porque muitas mulheres aceita (por anos e anos...) o purgatorio do convivio com um homem sem valor e sem amor, por achar que sua imolação e sacrificio será avalista da cura dele. Isso não é verdade! ele não só, pode não mudar como você pode piorar! Numa relação afetiva como em qualquer coisa na sua vida vale a atitude e a coragem de decidir, em lugar de ser refem das decisões e desequilibrios dos outros!

Quero encerrar deixando claro que todo homem machista é um fraco. Todo ser humano que reage agressivamente o faz por se sentir ameaçado e a necessidade de controlar o outro (atráves do machismo), é uma delas... Quem não suporta o contrario, quem não sabe rir dos erros, quem não sabe levantar diante das adversidades, quem so sabe contruir sua força com base na fraqueza e infelicidade do outro é por natureza um fraco e consequentemente uma pessoa que não sabe valorizar a si próprio. Ela tem um problema de falta de autoestima e não sabe ( ou sabe e prefere esconder!). Não falei neste texto do reverso da medalha da falta de auto estima que é o tipo acanhado e acuado (demais...) porque este causa danos "menos graves" que o tipo agressivo... ele é mais um problema para si proprio que para o outro, contudo se você sinceramente o ama, vale a pena reforçar com paciencia este amor e mostrar-lhe o seu valor. Mostre que há uma companheira e que a relação so tem sentido quando os dois se abraçam e apoiam, afinal você pode não ter criado os seus comportamentos, mas é capaz de muda-los e melhora-los! Para sua felicidade e a felicidades dos que com você convivem!

Um forte abraço do seu amigo:

Claudio M. Silva
TEM UM PROBLEMA OU DÚVIDA? QUER FALAR COMIGO? SERÁ UM APRENDER AJUDA-LO NA MEDIDA DO POSSÍVEL: claudiomaximusbc@gmail.com

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá!!
Gostaria de saber se um homem que quando discute e costuma quebrar o que tem pela frente é uma pessoa sem auto-estima? Não pelo fato de ser material, mas são coisas que foram conquistadas com trabalho. O que fazer com homem desse tipo que se passa por 'normal' perante os outros mas em casa numa situação de discussão destrói as coisas cujo a família sabe mas no fundo 'faz vistas grossas', afinal já é de maior?

Anónimo disse...

Muito legal essa matéria, pois como nema mesmo diz: o mal do século. quem não sofre um pouco de auto-estima? Mas quando passa dos limites de controle é capaz mesmo de machucar os mais próximos. Eu ja passei por várias situações parecidas de pessoas que viveram e vivem perto de mim com essas atitudes, e nunca tive o contentamento de perceber mudanças significativas nessas pessoas... Por isso tem muita gente sosinha, MUITA mesmo... a maioria não se aguenta mais morar junto ao outro. Minha esperança esta em algo que ainda não consigo visualizar, mas sei que pode mudar essa situação de muitas famílias!!!

Anónimo disse...

Para quem escreveu sobre homem que quebra tudo em casa: pode ser um psicopata, esse cara tem distúrbio de personalidade e sim tem baixa auto-estima pois desconta suas frustrações nos mais fracos, além disso é covarde pois socialmente esconde quem realmente é pois tem desejo de aprovação social. Esse tipo de cara é um mala e quanto mais ficar com ele, mais alimentará essas atitudes pois a pessoa só faz o que os outros permitem.

Princesa em tempos modernos disse...

Eu me casei com um cara que pra mim e para todos é louco. Porém percebi que tudo que ele faz e por não ter auto estima. Vicia com facilidade (pornografia, tv, jogos). Se é contrariado fica agressivo, grita, ameaça, despreza, chora sempre se faz de vítima, sempre se justifica e culpa todos. Quando ele faz essas coisas e outro não cede ele passa a bajular, mas antes se afasta e se vitimiza..julga e condena o outro. Eu não tenho 1 mês de felicidade toda semana tem brigas. Se alguém está se relacionando com homem assim caíam fora enquanto é tempo. E pra piorar ele além n ter auto estima é o oposto de mim. Enquanto todos me bajulam ninguém lembra que ele existe, enquanto minha beleza e exuberante ele não tem beleza, além de ter uma graduação melhor que ele, percebo que tudo isso o deixa pior ainda.