“Lembre-se: 2 estados emocionais não podem coabitar o mesmo corpo! Se você fizer prevalecer a alegria, não haverá espaço para a tristeza!”
A pedido de uma pessoa que lê com freqüência meu BLOG, vou dissertar hoje a respeito de um tema muito interessante: A Automotivação. E porque estar automotivado é tão importante? Em geral se pensa que a motivação é fundamental para o bem-estar emocional e profissional de todos, no entanto o que se observa na prática, é que é muito difícil, quase impossível tornar alguém motivado... apesar dos esforços que muitas empresas fazem no sentido de tornar por exemplo seus funcionários mais motivados, através de cursos, palestras e outros recursos, O efeito prático destas iniciativas é muito curto. Em questão de semanas (as vezes apenas dias!) as pessoas já retornaram a condição original em que estavam antes. A conclusão prática é que a melhor forma de motivar alguém é conscientizá-la da importância dela própria se motivar, é a chamada automotivação. E como se ensina alguém a ser automotivado? Simples! Como qualquer comportamento, a automotivação é aprendida, ninguém nasce automotivado, muito pelo contrario: nós desenvolvemos uma série de hábitos que repetidos com freqüência, fazem com que nos tornemos automotivados. Ao meu ver o modo mais simples de orientar alguém a ter automotivação, é mostrar os hábitos das pessoas que já são automotivadas, hábitos que contribuem para o desenvolvimento da capacidade de se manter automotivado, antes de detalhá-los, vou no entanto fazer uma advertência importante: Como em qualquer situação de aprendizado, ninguém, nem você irá conseguir se tornar uma pessoa automotivada, da noite para o dia. Novamente o imediatismo de querer resultados rápidos, só vai contribuir para a sua frustração e fracasso, vivemos numa sociedade (num mundo inteiro para ser franco...) que prega a idéia de que as coisas tem que ser rápidas, simples e práticas, é a sociedade do remédio fácil, onde as pessoas buscam soluções para grandes problemas como quem compra uma aspirina na farmácia , isso não existe, e o pior: Toda solução para um problema complexo requer em geral uma solução idênticamente complexa, por isso persista nos bons hábitos, vá em frente e pratique por no mínimo 30 dias a pessoa que você deseja se tornar!
PESSOAS AUTOMOTIVADAS SÃO:
· DISCIPLINADAS: A disciplina é a habilidade de começar e terminar o que precisamos fazer. Um erro que em geral se comete é achar que disciplina tem a ver com coisas grandes, uma faculdade de 4 anos, uma tarefa do trabalho para a semana inteira e assim por diante. Engano! Se você quiser se tornar uma pessoa grandemente motivada, comece tendo motivação para começar e terminar pequenas coisas... Este texto por exemplo que você esta lendo é um dos meus exercícios de disciplina diária, mostrar a mim mesmo que sou capaz de criar, desenvolver e colocar em meu BLOG um artigo todos os dias estimula em mim a certeza de que sou capaz. Aumenta a disciplina em outras áreas! Eu lembro que aprendi a ler muito novo, lendo gibis, e é engraçado porque ler aqueles gibis no passado me habilitou a ler qualquer coisa hoje! Resumindo: Escolha fazer pequenas coisas simples até o fim todos os dias e você vai estar exercitando sua disciplina para qualquer coisa! Pessoas indisciplinadas em geral na prática tem hábitos de indisciplina. Não é necessário dizer que quanto maior a sua disciplina maior será a sua automotivação!
· CUIDE DA SUA SAÚDE: Uma dica que cito em quase todos os textos e vou sempre citar é a do cuidado com a saúde. Uma grande parte das pessoas lá fora está com sua saúde abalada ou reduzida e nem sabe! Você tem vícios? Você é preguiçoso? Como anda seu peso? O que você come? Onde anda? Com quem fala? O que vê? O que assiste? Quanto se fala em saúde, a grande maioria das pessoas pensa logo em sangue, veias, artérias, remédio e hospitais... O que ocorre contudo é que a saúde física depende em muito da mental, e vivemos numa cultura que cultua a saúde física... quando estão se sentindo mal as pessoas correm logo pra uma farmácia afim de achar algo pra dar ao corpo, sem saber que muitos dos males do corpo são criados pela mente, e que ao curar o corpo estão apenas remediando as conseqüências, em lugar de atacar as causas... Um comportamento pessimista, uma mal humor que não cessa. Uma certa tendência de querer ver a vida pelo lado cinza, cria doenças e descontentamentos que geram a médio e longo prazo doenças físicas. Seu corpo materializa o que a sua mente imagina! Portanto: Ao avaliar sua saúde veja como está sua mente e corpo. Outro detalhe importante: Corpo e mente são um todo só, corpo não existe sem mente e mente não existe sem o corpo, se você achar difícil mudar a sua forma de pensar, que tal mudar seus hábitos físicos primeiro? Ponha seu corpo em movimento, execute tarefas que o movimentem e veja a influencia que isso terá sobre o seu estado emocional, sobre a sua saúde mental! Lembre-se: 2 estados emocionais não podem coabitar o mesmo corpo! Se você fizer prevalecer a alegria, não haverá espaço para a tristeza!
· ESTABELEÇA METAS: Este é um ponto que sempre costumo enfatizar. Quem não tem metas na vida, quem não faz planos, quem não pensa onde vai estar em 5 ou 10 anos, sofre mais do que quem tem metas claras. Não planejar significa aceitar viver como um rato de laboratório, apenas preocupado com a própria sobrevivência, em ter algum alimento para o dia seguinte. Na vida temos 2 escolhas: Viver apegado a sobrevivência ou buscar a liberdade, a primeira opção faz as pessoas enxergarem apenas no curto prazo dos problemas diários, a segunda opção mais perfeita, previne que as pessoas sofram por coisas pequenas e as torna mais fortes diante dos problemas diários. Estabelecer metas não exige nada de mirabolante nem fora do comum. Basta um papel e caneta! liste as diversas áreas da sua vida e escreva para cada uma delas o que é preciso para elas melhorarem, e logo em seguida o que você precisa fazer para que isso realmente aconteça. Guarde este planejamento em local de fácil acesso onde você possa ao menos uma vez por mês reler e conferir como anda sua vida! Estabelecer e cumprir metas vai lhe ajudar a ser mais motivado.
Este é apenas o primeiro texto de uma seqüência de vários que pretendo escrever sobre este assunto, existem é lógico muitas outras coisas que se pode fazer para ser mais automotivado, contudo pôr em prática as citadas aqui já irão fazer uma grande diferença! Experimente e depois me escreva dizendo o que aconteceu!
Um forte abraço porque você pode muito mais!
Claudio M. Silva
Sem comentários:
Enviar um comentário