segunda-feira, 14 de setembro de 2009

VOCÊ SABE IR ATÉ O FIM?!


Muitos dos temas que procuro abordar aqui são extremamente uteis ao desenvolvimento pessoal, no entanto existe um que (dentre muitos outros!), que é não só util como prioritário, trata-se do tema da perseverança. Perseverar significa não parar coisas no meio (ou quase no inicio!), é a habilidade de continuar tentando apesar dos obstaculos e do desejo interno de "deixar pra lá" o que se começou a fazer. Que ter perseverança é importante, todos sabem, e todo mundo de certa forma já está até meio cansado de ouvir isso, este texto porém visa como é de costume deixar algo prático que possa ser feito pelas pessoas e as ajude a mudar Para melhor. Falar portanto de como pôr em prática a perseverança é mais produtivo e importante! E aqui se revela uma das caracteristicas mais claras entre as pessoas que progridem na vida e aquelas que não saem infelizmente do lugar: elas vão até o fim!


Quando me refiro a ir até o fim, não estou falando (ao contrario do que se pode pensar!) de coisas obrigatoriamente grandes, treinar a perseverança para grandes realizações é um processo que começa com nossa habilidade de terminar coisas bem pequenas! Escrever um texto como este é um ótimo exemplo... Sempre que começo um deles eu me predetermino a ir até o final! Eu digo (as vezes isso até em voz alta!): "Termine! Não pare enquanto não terminar!" e isso por tabela exercita em mim a habilidade de não parar, de teimar, de acreditar em mim, ter auto-estima e ir até o fim. O fato de escrever um texto obrigatoriamente todo dia, estimula o hábito da continuidade que me fortaleçe e dá gás para realizações maiores. As pessoas que não tem perseverança (ou tem muito pouca ) em geral não tem um hábito diário sequer enraizado que as obrigue a sair da rotina obvia de todo dia... No caso de escrever um texto além de todos os beneficios citados, ainda há o exercicio do inesperado... o de se arriscar tentando criar algo que não existe. Se você esta determinada a ser perseverante em sua vida. Vou repassar abaixo uma estratégia simples de como exercitar e criar perseverança:

1 - Começe escolhendo algo bem simples que possa ser feito com facilidade.

2 - Decida executar isso numa base diária e controle isso. Use um caderno, um bloco de notas, até mesmo seu celular serve. Desde que você anote diariamente que fez aquilo, e alguns dados (caso queira) complementares como: tempo gasto, e como estava seu humor ao faze-lo.

3 - Faça isso por no minímo 30 dias. E porque 30 dias? Porque este é o tempo minimo apropriado para começar a estabelecer um hábito, e consolidar a médio prazo um costume. É obvio que eu recomendo a todos que se permitam não parar. Se puder fazer por 1 ano ( ou pra sempre! ), vá em frente! O hábito faz o monge!

4 - Não espere grandes modificações da noite pro dia... Perseverança não combina com imediatismo. E este talvez seja o motivo número 1 porque a maioria das pessoas tenha uma dificuldade enorme em mudar. Se você olhar pra sí próprio vai ver que mesmo pequenos hábitos como o de amarrar o sapato, precisaram de repetição por anos (talvez decádas!) para se tornar automatizados... Imagine então adotar grandes hábitos... ou se desfazer de pequenos (grandes) vicios?!

Finalmente deixo a seguinte dica: Incorpore novos hábitos! Assim que consolidar um, passe pra outro. A virtude é um hábito que se impõem pela quantidades de virtudes que temos. Quanto mais hábitos positivos você tiver, menos influencia os negativos vão ter sobre você! Aprender a ter perseverança é uma virtude construida, e por isso mesmo você pode desenvolver isso! Confie portanto e vá em frente!


Um grande abraço porque você pode muito mais!


Claudio M. Silva

PARA AJUDAR A MANTER ESTE BLOG VIVO AJUDANDO OUTRAS PESSOAS BASTA CLICAR NOS ANUNCIOS AO LADO E INDICA-LO A OUTRAS PESSOAS! OBRIGADO.

Sem comentários: