Escrever sobre a infidelidade conjugal era um desejo que sempre tive, isto porque a fidelidade entre os sexos talvez seja um dos maiores tabus, criados pela sociedade tradicional, obviamente que o fato de ser exigido pelas pessoas, e as vezes cobrado com lágrimas e sangue faz com que a fidelidade adquira contornos dramáticos. São mulheres mortas e amordaçadas pela suposta honra enxovalhada de um homem ciumento, ou mulheres a toda fazendo bobagems ( e "babagens" ) pelo medo de perder (ou de ja ter perdido! rs) o "seu homem" para uma outra. Embora este pareça ser um modelo de homem e mulher um tanto quanto desatualizado, a verdade é que em países como o nosso a fidelidade conjugal ainda é tratada como questão de vida e morte ( mais de morte que de vida ), avançamos muito em outras áreas mas parecemos não sair do lugar nesta. Abaixo vou expor minha impressões pessoais sobre o sentido, importancia e valor da fidelidade conjugal:
1 - A fidelidade é um Valor Criado: Ser fiel é um valor criado socialmente. Ou seja ser fiel precisa ser da conveniencia das duas partes. É obvio que toda relação se funda na admiração e respeito mútuo. Exigir no entanto fidelidade da outra parte é uma decisão individual. E o valor que isso terá para a saúde da relação também é!
2 - Fidelidade não é Reputação: Ser fiél não torna ninguem puro e santo. Nem tão pouco contribui para criar outra pessoa. O fato de ser infiel também não invalida todo o resto do caráter de alguém. As pessoas precisam parar de tratar a fidelidade conjugal como um todo absoluto... como começo, meio e fim de uma relação. É duro dizer isso mas a verdade é que ser fiél é consequencia de se estar satisfeito com a relação. No caso de uma mulher isso é verdade, no caso de um homem inteligente também!
3 - Na infidelidade não faça bobagem: É um conselho antigo, mas sábio. Somos enganados por políticos, por vendedores, lojas, empresas patrões e nem por isso obrigatoriamente os xingamos e matamos... jamais entendi porque as pessoas tiram a vida ou soltam o verbo quando são afetivamente enganadas... O crime passional como o nome diz é cometido no calor da paixão. Viver movido a paixão no entanto é uma aposta perdida se esta paixão nos leva a loucuras. Não destrua a si proprio por ciúme do outro, não ponha abaixo a sua vida pelo fato de outro alguem ter posto abaixo o amor que dizia ter por você... Em resumo: Na indelidade, não faça bobagem!
4 - A Fidelidade é um valor criado a dois: Muita gente como já disse acima, cobra fidelidade sem saber que ela é um valor de mão dupla. Ou seja: Você não recebe fidelidade se não merece-la. A fidelidade não é um presente, é um resultado, resultado da presença de razões para alguem estar ao seu lado! Lembre-se: se não há um motivo para alguem viver contigo, ela irá buscar estas razões (sexuais ou não ...) ao lado de outra pessoa!
Pretendo desenvolver melhor este texto sobre fidelidade em outra oportunidade, mas quero reforçar, que na vida nada que se leve a sério demais vale a pena ser feito. Se não há fidelidade da outra parte na relação o caminho mais simples (depois de esgotadas todas outras possibilidades ...) é o termino da relação. Sei que muitas mulheres temem isso porque tem medo da reação dos homens, mas vou tratar deste tema em outro oportunidade, porque o medo alimenta a covardia da outra parte, e a forma como a mulher se porta após o termino de uma relação determina em boa parte como este homem também vai se comportar!
Um grande abraço e lembre-se: você pode muito mais!
Claudio M. Silva
TEM UM PROBLEMA OU DÚVIDA? QUER FALAR COMIGO? SERÁ UM APRENDER AJUDA-LO NA MEDIDA DO POSSÍVEL: claudiomaximusbc@gmail.com
1 comentário:
NOSSA ACHEI MUITO INTERESSANTE GOSTEI MUITO PARABÉNS....
Enviar um comentário