Esta semana lendo um livro sobre o comportamento das pessoas de classe média e os milionários, um aspecto me chamou muito atenção: “A classe média fala de coisas e pessoas, os ricos falam de idéias”. O que na prática faz total sentido e mostra bem as diferenças de pensamento entre pessoas de níveis socioeconômicos diferentes, também se aplica a realidade das outras pessoas ( incluindo logicamente as mulheres...) também. O que falamos, mais especialmente o assunto da nossa fala, determina que direção teremos na vida, e influi até no nosso estado emocional e satisfação com nós mesmos. No caso específico das mulheres que reconhecidamente são mais expressivas do ponto de vista verbal, e gostam de falar e se comunicar bastante, O conteúdo do que se fala diariamente é importantíssimo! Ora senão vejamos:
· DE QUEM VOCÊ FALA? Excetuando aquelas poucas situações em que falar dos outros é inevitável. É fundamental evitar criticar pessoas. Por natureza a crítica deve sempre ser endereçada ao que discordamos, e jamais as pessoas por trás delas. Quem critica a pessoa se desqualifica e ataca a toa o outro que se sentindo atacado, não vai levar em conta a crítica, daí se pode construir uma inimizade ou simplesmente não se chegar a solução de nada. Falar mal de pessoas também tem outro aspecto terrível: Vicia! Conheço gente viciada em falar mal de outras pessoas, o vicio é tão grande que a pessoa é movida a isso... Não nota, incomoda os outros ao se redor, e se destrói fisicamente e emocionalmente acumulando rancores e mal humores em relação a todos... Falta de amor-próprio e autoestima estão no topo da lista das razões que levam uma pessoa a viver ocupada com o lado ruim da vida alheia, E melhorar a autoestima é a chave pra começar a mudar isso.
· FALAR DE IDÉIAS É MELHOR: As pessoas que são bem sucedidas sabem disso, e respeitam a sua autoestima (e a sua inteligência! rs) falando apenas de idéias e planos. Experimente tentar fazer fofoca ou fuxicos na frente de uma pessoa de sucesso e bem resolvida...2 reações: ou ela sai de imediato, ou concorda com um “sim” e em seguida já tenta mudar de assunto... Falar dos outros tira nossa atenção da vida, tira o foco da realização dos nossos projetos na vida. É impossível você estar ocupado com o seu futuro e ao mesmo tempo estar perdendo tempo ocupado com a vida dos outros no presente. Se você não tem o hábito de falar de idéias, quebrar o mal costume de falar da vida alheia é fácil: Traçe planos e se envolva com eles, como sempre digo aqui, não é preciso fazer uma lista de 100 metas, escolha 1 apenas e trabalhe em cima dela, está única meta por si só vai lhe ajudar a tirar a atenção das pequenas picuinhas do dia a dia e da vida das pessoas também.
· VIGIE-SE A SI MESMO: Quem não tem uma percepção nítida de si próprio, não consegue mudar o ponto de vista sobre si próprio. Trocando em miúdos: Só se orienta quem se observa! Passe a conscientemente prestar atenção no que fala, e automaticamente mudar o assunto quando notar que está baixando o nível. Baixar o nível quer dizer: perder tempo falando dos outros, e coisas pequenas demais e sem importância. Você também pode pedir a alguém que lhe observe um dia inteiro, anote e diga o que achou de sua comunicação. Peça a uma amiga confiável (Arrume uma que seja!! Rsrs), porque ninguém melhor que as pessoas que nos agüentam diariamente para dizer sinceramente como somos.
· UMA PEQUENA MUDANÇA: UM GRANDE PROGRESSO! As pessoas em geral pensam que é preciso virar a vida ao avesso para mudar a vida totalmente. Nada mais errado e ingênuo. Se você olhar pra trás vai ver que nada na sua vida mudou de uma hora pra outra totalmente, quase nada de importante foi feito em tom de reviravolta... até as mudanças mais importantes, foram pensadas, e construídas pedra a pedra, passo a passo, tijolo a tijolo, Foi a faculdade de 4 anos feita de cadeiras feitas mês após mês, O carro pago em várias prestações, a casa financiada a prazo, O filho que levou 9 meses para vir ao mundo e etc... Mudar nosso discurso não é diferente! Mudar nossa mente também não. Comece mudando uma única coisa na sua forma de se relacionar (e falar) com as pessoas e isso vai dar animo e gás pra mudar mais, uma pequena mudança como eu disse vai fazer uma grande diferença.
O QUE SIGNIFICA FALAR DA VIDA DOS OUTROS EM LUGAR DE IDÉIAS?
A – Significa que você está sem rumo na vida.
B – Significa que está vivendo a pequena rotina do dia a dia sem enxergar o amanhã.
C – Significa que está apegada a coisas sem importância.
D – Significa que está vulnerável a coisas sem importância.
F – Significa que está pronto para sofrer a toa.
G – Significa que é incapaz de se recuperar com facilidade dos tombos da vida.
H – Significa que é do tipo que vive na defensiva, não relaxa e toma qualquer
Comentário como algo grave.
I – Significa que dificilmente vai se sentir feliz um dia.
J – Significa que sempre vai estar lamentando a falta de algo...
K – Significa que precisa mudar!
DICAS PRÁTICAS PÁRA MUDAR O QUE VOCÊ FALA:
A – LEIA 1 LIVRO POR MÊS (No mínimo!). Não gosta de ler? Começe a ler e você via gostar! Começe por temas que você gosta! Quase nada no começo é agradável, até sexo! ( A primeira relação em geral foi a pior! Rsrs).
B – TRAÇE PLANOS: Ponha no papel onde você quer chegar em 6 meses, 1 ano e assim por diante. Isso de cara tira o foco do hoje para o futuro. Mantenha este papel a vista e releia-o toda semana ou ao menos 1 vez por mês.
C – ADQUIRA O HÁBITO DE ESCREVER: Porque é tão importante escrever? Porque quem escreve exercita o hábito de refletir, que aumenta a inteligência e nos torna capaz de melhor se vigiar e mudar. Escrever é uma espécie de espelho. Quanto mais você ler e escrever mais a vida ( e os pequenos problemas do dia a dia) vai se tornar fácil e simples. Muitas vezes não é o problema que é grande é a pessoa que é pequena! Se você acha que não sabe escrever, de novo eu repito: Só se aprender a fazer o que a gente faz, se programe para escrever 5 linhas, depois 10, 15, 20 depois uma página e entenda que crescer é um processo que vai do menor degrau ao maior degrau possível!
D – FAÇA CURSOS/APRENDA COISAS: As pessoas vem ao mundo para sair daqui melhores e para melhorar a vida dos outros. Para conseguir isso você precisa aprender mais do que já sabe. Ser mais do que já é, e acima de tudo: Ter a humildade de reconhecer que ainda precisa aprender muito. A maior de uma pessoa é o “Eu já sei”, quanta gente quando se vê diante de uma informação nova fica o tempo todo repetindo mecanicamente: “ah! Mas eu já sei”, ou: “Eu já sabia”... A insegurança de reconhecer a própria ignorância os impede de baixar a guardar e aprender algo mais, e ai vão desenvolvendo a musculatura da arrogância de achar sempre que já sabem tudo (rsrsrsrs) Estas pessoas são irmãs daquelas que quando perguntamos algo simples ( DO tipo onde fica tal rua...) repete a mesma informação 3 ou 4 vezes, mais pra ter certeza de que elas sabem do que de que você conseguiu entender. Nada como a humildade de ensinar e aprender como um aprendiz.
Pretendo desenvolver mais este tema no futuro porque sinto que de cada 10 pessoas 8 estão com o foco errado em suas vidas, estão mais ocupadas com pessoas e coisas do que com idéias. Como disse: Não é simples é mas possível mudar!
Um grande Abraço e lembre-se: VOCEPODEMUITOMAIS!
Claudio M. Silva
PARA AJUDAR A MANTER ESTE BLOG VIVO AJUDANDO OUTRAS PESSOAS BASTA CLICAR NOS ANUNCIOS AO LADO E INDICA-LO A OUTRAS PESSOAS! OBRIGADO.
Sem comentários:
Enviar um comentário