A muito tempo venho querendo escrever sobre o ciúme doentio. Não são poucos os casos de pessoas que me enviam emails relatando que são vitimas ou praticantes ativos deste “comportamento”. Escrever portanto sobre o ciúme doentio era uma necessidade, afinal não são poucos os relacionamentos que terminam de forma difícil, sofrida e até trágica em virtude dele. Saber porque o ciúme doentio destrói uma relação, e principalmente como desarmá-lo é fundamental. Primeiramente é preciso dizer que o ciúme é um sentimento baseado em insegurança, é obvio que quem tem ciúme adora dizer que tem “ótimas razões” para senti-lo, e que logo, logo vai “provar” que o seu par o está enganando mesmo... Mas o fato é que em 99% dos casos o ciúme é baseado em fumaça, não tem provas concretas, exceto muitas suspeitas não provadas, e este é o seu primeiro defeito. Em nossa civilização acusar sem provas é um problema grave, no direito se diz que o ônus da prova pertence à acusação (Quem acusou é obrigado a provar!), e aquele que acusa sem as devidas comprovações comete crime de injuria, calunia e difamação. É engraçado observar, contudo que nas relações Conjugais esta lei parece não valer nem ter sentido , exatamente pelo fato de que a relação afetiva é recheada de paixão e afeto, suspeitar parece ser o suficiente... Se eu acho que ele está me enganando então é porque ele está! Minha suspeita é uma certeza e ele que se defenda e prove sua inocência... Se eu acho que ela está com outro, então na prática é porque ela já me enganou e isso me autoriza a lavar com sangue minha honra... (Isso parece cafona, mas você não faz idéia de quantos homens ainda pensam assim! rs). Quebrar a lógica que cria o ciúme começa, portanto ao se combater a própria insegurança. As pessoas têm medo de perder seu par por medo de não achar outro... O medo da solidão irracionaliza homem e mulher que passam a se tratar como bens particulares. A repetição da suspeita e da acusação desgasta a relação, porque quem acusa sem provas perde a credibilidade, admiração e respeito do outro, que passa a rejeitar esta pessoa.
VEJA COMO O CIÚME DOENTIO DESTROI UMA RELAÇÃO:
1 – O AMOR SE BASEIA EM ADMIRAÇÃO, CONSIDERAÇÃO, CREDIBILIDADE
(É impossível amar uma pessoa que você não admire, considere e acredite)
2 - O CIUME DOENTIO DUVIDA SEM PROVAS DA HONESTIDADE DO OUTRO.
(Por não provar o que acusa a acusação é vista como injusta e revolta o outro)
(Por não provar o que acusa a acusação é vista como injusta e revolta o outro)
3 – ACUSAR SEM PROVAR CAUSA DESGASTE, RESSENTIMENTO E FRUSTRAÇÃO.
(Se sentindo injustiçada a parte acusada perde o desejo pela parte acusadora)
(Se sentindo injustiçada a parte acusada perde o desejo pela parte acusadora)
4 – QUANDO MAIS O OUTRO PERDE O DESEJO MAIS A PARTE QUE ACUSA ACHA QUE ESTAVA CERTA E ESTAVA SENDO ENGANADA REALMENTE.
(Isso põem a relação numa rota de desgaste. É ai é questão de tempo para o relacionamento acabar , em geral de modo sofrido.)
Na grande maioria dos casos é isto que acontece. Quem é mulher e já foi vitima de ciúme doentio e descabido, sabe bem disso: Não tinha culpa, e era acusada a toda hora de algo que não tinha feito, E quanto mais era acusava mais perdia a admiração por aquele homem e mais desejava se ver livre dele, até o dia em que tudo terminava de forma trágica ou com mais um machão a perseguir sua esposa por não aceitar o fim da relação. Há solução para isso? Sim! Veja algumas dicas que podem lhe ajudar:
1 – SUPOR NÃO PROVA NADA! Se você é ciumenta , entenda que o que você acha não cria realidade, ou seja ele não vira infiel, porque você acha que ele seja! Vá com calma!
2 – CIÚME É NORMAL, CIUME DOENTIO NÃO! Uma pitada de ciume é normal e até esperado porque quem ama cuida (como diz a canção) mas cuidar não é perturbar (Nem infernizar! Rsrs), tenha em mente que o exagero cobra um preço: Transformar em repulsa (E nojo!) o que aquele pessoa sentia por você. Os seres humanos gostam de cuidado mas não gostam de serem controlados, é da natureza humana desejar a liberdade e exigi-la!
3 – CIUME DOENTIO É INSEGURANÇA: Ciume Doentio como eu disse antes, se baseia em insegurança... e insegurança é fraqueza. Se você se sente inseguro precisa tratar esta fraqueza tornando sua vida mais brilhante, fazendo coisas novas, dando um novo sentido para ela. Em geral quem é inseguro não acredita em si e tem um problema de falta de auto-estima e confiança. Não tenha medo de buscar informação e tratamento para isso. Uma fonte boa para começar é o GOOGLE (http://www.google.com.br/), busque: “Como tratar falta de auto estima”, Vale a pena! Quanto maior a sua sensação de satisfação consigo, mais capaz de confiar você será! Experimente!
4 – NUNCA ACUSE SEM PROVAS: Quem acusa sem provas, perde a credibilidade, perde também o respeito do outro. A fórmula perfeita para destruir uma relação é esta! Se você quiser tornar insuportável o convívio da outra pessoa contigo comece a acusá-la a toda hora sem provas. Você deve estar se perguntando: “E se ele estiver sendo infiel eu vou ter que engolir isso?!’ (rsrs) na vida não precisamos engolir nada que não desejemos, Seja porem inteligente e com discrição e atenção busque provas concretas do que você está dizendo, e mais que isso: Se constatou que ele é infiel e você não quer mais a relação, termina-la é mais importante do que partir pra briga e a revolta irracional contra ele. Nos viemos ao mundo para evoluir... baixar o nível e bater boca, ou passar o resto dos seus dias com acusações de falta de fidelidade, não é evoluir. Para quem usa internet e suspeita que seu marido ou namorado usam a internet para namorar ou falar com outras mulheres, uma boa noticia: Existem programas que registram todas as conversas que alguém tem num computador... São ferramentas práticas, simples e fáceis de usar que servem inclusive a pais que desejam investigar o que seus filhos vêem na internet. Antes que alguém mande um email, eu devo dizer que o caminho novamente é o GOOGLE! (rsrs).
Uma palavra final: Há relações que não são para durar. Se você sentiu que o seu par não é a pessoa certa, E ser a pessoa certa significa amor e compromisso. Seja forte e ame-se: Termine a relação. Com equilíbrio, sem raiva, sem desespero e acima de tudo sem acusações a menos que isso tenha algum sentido, valor e necessidade!
Um grande abraço e lembre-se: Você pode muito mais!
Claudio M. Silva
TEM UM PROBLEMA OU DÚVIDA? QUER FALAR COMIGO? SERÁ UM APRENDER AJUDA-LO NA MEDIDA DO POSSÍVEL: claudiomaximusbc@gmail.com
5 comentários:
Parabéns pela matéria, estou sendo vítima disso, e meu parceiro não me dá liberdade para nada nesta vida! Vivo muito infeliz!
Adorei essa matéria .
pena q meu parceiro não reconheçe que tem ciume doentil .e esse sentimento dele ta acabendo com nossa relação.
Nossa amei,estou com passando por isso, tenho ciúmes doentio e não sei o que faco, sei que preciso de ajuda! Mas ese texto apontou realmente o que eu faco, estou com vergonha de mim!
Sou vítima de ciúmes doentio por parte do meu parceiro, vivo com ele a 2 anos e já não agüento mais, sempre estamos brigando porque ele não confia em mim, faz acusações direto , essa matéria tem tudo haver , e exatamente isso que esta acontecendo comigo , hj meu amor por ele já esfriou , não tenho mais desejo nenhum por ele, só preciso arrumar um jeito de cair fora....
Solução para o ciúmes excessivo:
REUNIAO DE CIUMENTOS ANONIMOS, on line, todaa as segundas e quintas, no aplicativo PALTALK, às 20hs. Reunioes presenciais no RJ e em SP. Contato:(11) 97404-7228. Tratamento gratuito, apenas com pessoas qye sofrem de ciúmes. Se vc quer parar de sentir ciumes excessivo, agora o problema é nosso. Vc nao está mais sozinho.
Enviar um comentário